Vídeos

sábado, 7 de janeiro de 2012

Versões/Covers

Hoje em dia, um recurso muito usado no mundo da musica é o Cover. Cover é o ato de pegar uma musica de outro artista e toca-la. Muitas bandas fazem só para se divertir (U2), as que fazem como um tipo de tributo aos artistas que os inspirou (Metallica, que inclusive tem um album Duplo SÓ de covers). E por ultimo tem os albuns-tributo, que são um monte de artistas juntos para gravar musicas em homenagem à determinada banda.
Particularmente, gosto de covers, principalmente quando eles ficam melhores que as originais, o que é meio dificil, mas sim, acontece.
Mas cover é facilmente confundivel com "Versão". Versão é quando você pega uma musica de outra banda e faz a SUA versão (ah va!). Parece facil de entender, mas no fundo não é. A maior diferença é que Cover se faz (normalmente) de um artista do mesmo estilo, você pega a musica DELE e a toca, da mesma forma que ele. Já Versão, é quando você pega uma musica qualquer e a toca como se você tivesse feito ela (a unica coisa que é a mesma é a letra, de resto tudo pode mudar). Bem, Vamos aos exemplos:

A seguinte musica é "Do You Wanna Dance" do Johnny Rivers. Os Ramones pegaram-na e tocaram do mesmo jeito que a original: Mesmos acordes, letra, jeito de cantar e tudo mais:



Já a seguinte musica é o Super-Hit "Last Friday Night", da Katy Perry, que a banda Woe, Is Me fez uma versão. Perceba, eles só usaram a Letra (e partes do ritmo) da original, o resto é composição deles.



Entenderam a diferença? Espero que sim! E aí vai um Bonus, um "teste" se vocês entenderam mesmo: A original é dos Ramones, e a de baixo é do Red Hot Chilli Peppers. Ouçam e me Respondam nos comentarios: Isso é um Cover ou uma Versão?


0 comentários:

Postar um comentário